Pesquisar este blog

21 de mai. de 2010

Seu Zé

Minha história com o Zé,(o Rodrix) é bem diferente das que conheço primeiro fui amiga depois virei fã, sinceramente não o conhecia até poucos anos atrás, não era da tribo que ouvia Sá, Rodrix e Guarabira, e não ligava os cantores aos autores, 4 filhos pra cuidar então se eu gostava da musica eu gostava e ouvia só!. Quando mais tarde comecei a ir ao Clube Caiubi por causa do Rafael (meu filho) mas aí é outra história. Passado um tempo freqüentando apareceu esse tal Zé, o Rodrix, todos o tratando cheio de agrados, sempre sentava numa mesa no canto, e rodeado pelas mesmas pessoas e Eu nem ousava chegar perto de tal *celebridade*,achava eu* aquela é a mesa dos *tais*, quando ele cantava, eu gostava, ele sempre educado cumprimentada a todos, até aí ...uns diziam que ele era arrogante, eu observava seus braços sempre cruzados, eu não concluía isso, pois o via sempre rindo fazendo graça, mas eu continuava mantendo distância...o tempo foi passando, certo dia, Eu estava passando problemas bem sérios, mesmo, me separando dum casamento de 32anos, barra pesada, e cheguei naquele Caiubi420 aos prantos, parei antes de entrar para enxugar as lágrimas, me controlar óbvio né..., nisso o Zé Rodrix entrou com a Julia (sua esposa) vi que ele me viu, eu disfarcei pois estava quase secando todas as lágrimas ele entrou, de repente ele voltou com a Julia, pegou no meu braço, tomei um susto e ele disse: querida seja o que for saiba que somos seus amigos, conte com a gente para o que precisar! fiquei muda, mas consegui dizer obrigada, dali em diante surgiu o maior presente 5 anos de amizade, de convivência, de tardes de domingo que jamais esquecerei,do dia que me ligou e diss;que voce quer almoçar monikinha, que eu vou cozinhar pra voce(e como cozinhava o safado aff), das risadas, do lanche da tarde, do carinho absurdo, Quando eu sentava naquela mesa enorme da sala de jantar no café das tardes de domingo, geralmente com o Tavito, Celina, Barbara, Elder,Cristina, onde todos falavam e riam eu ria tb mas prestava uma atenção porque o Zé era uma cultura ambulante, e até rindo eu aprendia, aprendia até quando ele brincava, e aqui vai uma observação sobre a amizade entre o Zé e o Tavito, era e acho que ainda é hoje em outro plano, mas em vida era assim "um olhava pro outro, e riam de chorar por meia hora e agente em volta, ria de ver eles rindo e e só mesmo eles sabiam do que riam, ela telepatia da amizade, telepatia de quem se conhecia só de se olhar, era magica.... eu adorava ver aquilo, e nunca entendi as pessoas que tinham conflitos com o Zé, sei que ele dizia as verdades na lata, mas pra mim era saber administrar, e era tao maior o seu carinho que isso pra mim era uma forma de afeto.Eu soube lidar! sorte minha.

O dia que ele partiu 22/05/09 é como se partisse um pedaço de mim, fui pra sua casa logo após o acontecido e só sai, depois do enterro, não derramei uma lágrima sequer nesse período, Eu e Elder nos fechamos no escritório, a atender os milhares de telefonemas, resolver os inúmeros problemas, tomar decisões, privar a Julia, a Barbara, o Tonico, e os outros filhos que chegavam e depois ajudar a receber as muitas pessoas que passavam pelo velório noite adentro e eu lá, e depois a ida pro crematório, tocar a musica certa na hora certa, uma dor imensa, mas nenhuma lágrima... Mas não há um dia sequer nesses 12 meses que 1 lagrima não escorra em algum momento do meu dia, porque a saudade é tanta, mais tanta, e não passa, pois o Zé foi o cara mais marcante na minha vida por meros 5anos,

Ps:( na foto onde o Zé está ajoelhado ele conta piada de português para português, coisas de Zé)

22-05-2010 faz 1 ano de saudade!

Obrigada Zé Rodrix (filmado por Marlene Alves)

Gente que faz a diferença!

9 comentários:

  1. Tão lindo e verdadeiro Monika. Eu ate hj não realize a morte do Ze. Ele era isso mesmo que vc escreveu. E só quem participou dessa intimidade dele e da familia é que sabe. Sinto muita falta dele. Lindo texto. Bj

    ResponderExcluir
  2. bonito post, Monika...

    ResponderExcluir
  3. Que lindo depoimento Monika!! Eu não conheci o Zé mais de perto. Estive uma única vez com ele, apesar de sermos parceiros e de termos tido um contato grande através da internet. Sempre me passou a idéia de ser uma pessoa que não trocava a sinceridade por nada, por mais polêmico que fosse. Admirava isso nele. Imagino a falta que faz a quem era próximo.
    Um beijo e conforto.
    Sérgio

    ResponderExcluir
  4. Monikita
    Muito delicada e sensível essa sua 'homenagem' ao ZRX.
    Certamente ele acrescentou muitas boas coisas às pessoas que conviveram com ele, além de deixar sua Arte, suas músicas e suas poesias a milhares de fãs. E, para mim, não foi diferente!

    Beijão
    Niltão

    ResponderExcluir
  5. Oi Monika, que delicia seu blog. Que saudades daquela voz, daquele sorriso, daquele homem bem humorado.... que era o Zé!!! mas enfim, quem somos nós para driblar nosso destino .... ficam as lembranças, as fotos, as musicas, os vídeos .... fzer o que neh mesmo???
    Beijo enorme pra vc e SUCESSO no seu blog.. já salvei aqui no meu comp da empresa.. sempre q der passarei por aqui para te ver.
    Rafaela

    ResponderExcluir
  6. Difícil acreditar que ele nos deixou!

    Força, Monika!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Monika, você é especial como especial é o Zé, meu amor, meu marido, meu amigo e meu companheiro deste e de outras jornadas.
    Faz um ano que ele foi pra alguma estrela porque o mundo estava pequeno demais para ele que tinha que brilhar por ai.
    sua falta está em tudo o que penso, no que toco, no que sinto, mas tento não pensar, tento não sentir e a única coisa que faço é viver e tentar ser feliz em respeito a toda a felicidade que ele sempre pregou.
    Não ser feliz seria a pior coisa que eu poderia fazer pela sua memória.
    Neste ano muita coisa aconteceu, muitos amigos se mostraram em suas verdadeiras faces, algumas tão lindas de se ver outras tão tenebrosas que agradeço aos céus do Zé não estar aqui para presenciar, mas a cada carinho como este sei que ele, de onde estiver, se sente honrado de ter podido desfrutar da sua companhia por estes 5 anos. Sabe que nós aqui de casa te amamos e torcemos por vc. Abrigada por este carinho e obrigada por vc ser quem é.
    Julia Rodrix

    ResponderExcluir
  8. Julia, seu comentário foi muito especial, claro como os outros, mas você sabe como você fez e faz parte dessa história, e só tenho mesmo a agradecer por ter você em minha vida... Conte comigo sempre!

    ResponderExcluir
  9. Lindo depoimento Monika! Você descreveu muito bem essa presença amiga e atenta do Zé! Também tive o privilégio de poder conhecer um pouco esse gênio e ser humano fantástico e sentir o seu carinho e de toda essa família tão especial...O Zé vai fazer muita falta, sempre! Sabemos que ele está na Luz e se expandindo cada vez mais! Beijos e um grande abraço onde você estiver Zé!

    ResponderExcluir